A 'época de ouro' do design cubano em cartazes políticos

A partir de agora a Artidea Slides também vai trazer artigos relacionados a artes, design, arquitetura, entre outros, para inspirar os leitores e mostrar um pouco das influências de nosso trabalho. Neste primeiro texto vamos apresentar os desenhos criativos de um momento polêmico da história cubana.


Houve uma época em que as questões políticas e ideológicas fertilizavam o terreno para criações de artistas em Cuba. Na década de 1960, cartazes dobrados e grampeados nas páginas da Revista Tricontinental revelavam um período que estudiosos chamaram de “época de ouro do design cubano”.


Com uma intenção internacionalista, os pôsters tinham mensagens escritas em espanhol, francês, inglês e árabe e a revista era distribuída para vários países. A publicação era de responsabilidade da Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África, e América Latina (Ospaaal), liderada por Che Guevara e Mehdi Ben-Barka.


Desde a sua criação, o organismo realiza vários fóruns internacionais nos quais são analisadas as questões da sociedade internacionalista: o Saara, o conflito israelense-palestino, os problemas do Mediterrâneo, a nova ordem mundial após a queda do Muro de Berlim, a migração, Cuba, o processo de paz na Colômbia, entre outros. Estes fóruns têm tido participantes como Espanha, Cuba, República Dominicana, Colômbia, Equador, Venezuela, Israel, Palestina, Saara Ocidental, França, China, Mauritânia, Alemanha, Itália, Angola, Holanda, Argélia, Bélgica, Índia, Filipinas, Polônia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Portugal, Egito e Grécia.

 

Por volta de 1980, a Ospaal enfrentou dificuldades financeiras e falta de tinta, o que forçou a paralisação da produção dos pôsteres. Eles voltaram a ser distribuídos somente na década de 2000. Os artigos produzidos pela Revista Tricontinental e alguns dos cartazes estão disponíveis no site da Ospaal.


     



FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato



Se preferir envie uma mensagem via WhatsApp: (11)9.6660.6701 ou atendimento@artidea.com.br