QUAL O SIGNIFICADO DAS MARCAS?
IDENTIDADE VISUAL: O QUE AS MARCAS QUEREM TE DIZER?
A marca de uma empresa representa uma estratégia de branding. A identidade visual ajuda na construção de uma personalidade, deixando-a mais próxima dos clientes. Algumas logomarcas são tão icônicas que não nos damos conta do real significado de seus nomes.
Neste sentido, a Apex Agência fez um pequeno levantamento sobre algumas marcas conhecidas para mostrar o que elas queriam expressar quando foram fundadas. Veja a seguir:
Carrefour
O símbolo do Carrefour (‘encruzilhada’ em francês) consiste em duas setas que representam novos horizontes, como se no supermercado o consumidor pudesse encontrar tudo que precisa. As cores vermelha, branca e azul representam a bandeira francesa com as colorações invertidas: desta forma, mostram a letra “C” no interior do emblema.
Apple
Quem criou o design do logotipo da Apple foi Rob Janoff, a pedido de Steve Jobs: ele comprou um saco de maçãs e, durante uma semana, desenhou inúmeros rascunhos, tentando encontrar detalhes interessantes. A mordida em uma das maçãs foi casualidade e um experimento, mas acaba por representar também um trocadilho com “bite” e “byte”.
Hyundai
Além do nome poder ser traduzido para “modernidade”, a marca da Hyundai também simboliza duas pessoas dando as mãos: de um lado o cliente, de outro o representante da empresa. O objetivo é passar a ideia de respeito e confiança.
Jägermeister
Traduzido do alemão, Jägermeister significa “mestre de caçadores”. O tema da caça é explorado por meio da marca: o rótulo apresenta um poema sobre um caçador, e faz referência aos santos padroeiros dos caçadores, São Humberto e São Eustáquio.
Nivea
O químico Isaac Lifschütz, depois de tempos de desenvolvimento de sua “cera da beleza”, a batizou de Nivea: proveniente do latim niveus/nivea/niveum, que significa neve branca – semelhante à cor e a consistência do produto.
Palmolive
O americano Caleb Johnson abriu uma fábrica em 1864 para produzir sabonetes e velas na cidade de Milwaukee. Acabou desenvolvendo uma fórmula de um novo sabonete feito à base dos óleos de palmeira (palm) e oliva (olive). Batizou o produto de “PALMOLIVE”, que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre as famílias americanas.
Samsung
De acordo com a empresa, Samsung é uma palavra coreana que significa “tri-star”: três estrelas. O três representa algo que é “grande, numeroso e poderoso”. O desenho da pequena constelação estava presente no logo original da marca. No logo atual a elipse significa o universo e as letras "S" e "G" abertas a cultura "mente aberta" da empresa (open-minded culture).
Shell
Shell é a palavra inglesa para “concha” (presente no logo da marca) e remete aos fósseis, que, por sua vez, remete aos combustíveis fósseis. Mas a palavra “shell” vem de muito antes. A empresa, criada em 1907, nasceu da união da Royal Dutch Petroleum Company com a The Shell Transport and Trading Company. Esta última foi fundada pelos irmãos Marcus Samuel e Samuel Samuel. Marcus tirou o “shell” do seu pai, que, no começo de 1833, vendia conchas para colecionadores em Londres.
Volkswagen
A logo da Volkswagen é um círculo que envolve um “V” e um “W”, iniciais de Volks (em alemão: povo) e Wagen (vagão, veículo), mais conhecido como carro do povo.
Conhece mais alguma marca com significado inusitado? Diga para a gente nos comentários.